Diabetes, combinação de drogas de colesterol pode ser tóxica

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Foto da notícia: Em casos raros, combinação de medicamentos para diabetes e colesterol pode ser tóxicaPor Serena Gordon
HealthDay Reporter

TERÇA-FEIRA, agosto 4, 2020

Tomar a estatina Crestor em combinação com o medicamento para diabetes canagliflozina (Invokana) pode ter o potencial de desencadear a toxicidade da estatina, sugere um novo relato de caso.

Embora este relatório descreva o problema em apenas uma mulher, os pesquisadores notaram preocupação porque essas drogas são tomadas por milhões de pessoas em todo o mundo. Esses medicamentos também são cada vez mais prescritos juntos.

“Achamos que é um problema potencialmente significativo que merece uma investigação mais aprofundada”, disse o autor sênior do relatório, Dr. David Juurlink. Ele é o chefe da divisão de farmacologia clínica e toxicologia da Universidade de Toronto.

Mas Juurlink ainda não está aconselhando ninguém a evitar essa combinação de medicamentos.

“Provavelmente é prematuro dizer que essas drogas não devem ser combinadas. Se você estiver tomando, não pare com elas”, disse ele. “Se os médicos vão usar esses medicamentos juntos, eles devem estar atentos à possibilidade de uma interação nas semanas após o início da combinação”.

A Dra. Akankasha Goyal, endocrinologista da NYU Langone Health na cidade de Nova York, concordou que ninguém deveria simplesmente parar de tomar qualquer um desses medicamentos. Ambas as classes de medicamentos têm benefícios, como proteger o coração e os rins, observou ela.

“Os benefícios desses medicamentos são estabelecidos. Você tem que tentar mitigar qualquer risco. Eduque os pacientes a entrarem em contato com seus médicos se tiverem algum sintoma ao iniciar um novo medicamento”, disse Goyal. E, ela acrescentou, esse conselho é verdadeiro ao começar qualquer novo medicamento.

Muitas pessoas com diabetes tomam estatina para ajudar a prevenir doenças cardíacas, observaram os pesquisadores. Além disso, o American College of Cardiology recomenda que as pessoas com diabetes e doenças cardíacas tomem um inibidor do SGLT2 como o Invokana.

Leia Também  Sinais de desenvolvimento de diabetes adulto visto desde os 8 anos: Estudo

O relatório atual detalhou o caso de uma mulher de 76 anos de descendência filipina. Ela não tinha nenhuma dificuldade para se locomover fisicamente antes, mas foi para o hospital com dores musculares e fraqueza tão fortes que ela não conseguia andar sem ajuda.

O paciente tinha história de doença cardíaca, doença renal e diabetes tipo 2. Ela tomava Crestor há mais de cinco anos e tomou cinco medicamentos adicionais. A única mudança que ocorreu pouco antes de seus problemas começarem foi a adição de Invokana. Ela começou a tomar aquele medicamento apenas duas semanas antes do início dos sintomas.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Os médicos descobriram que o nível de Crestor em seu sangue era 15 vezes maior do que o esperado. Os pesquisadores suspeitam que o Invokana aumentou a absorção de Crestor, causando níveis perigosamente altos.

A paciente tinha uma variação genética que pode tê-la tornado mais suscetível aos efeitos adversos, acrescentou Juurlink. Mas ele disse que os pesquisadores não podem ter certeza.

“A farmacologia envolvida é bastante complexa e não podemos ter certeza por que isso aconteceu”, disse ele. Mas a mulher melhorou quando o Crestor e o Invokana foram interrompidos.

Juurlink disse que também não está claro se esse efeito se limita a essa combinação em particular, ou se outras drogas dessas classes podem levar a um problema semelhante.

Goyal disse que a paciente no relato de caso tinha uma série de riscos que podem tê-la tornado mais vulnerável à toxicidade das estatinas. Ela disse que mulheres com mais de 80 anos correm um risco maior, e essa mulher estava perto dos 80. Além disso, pessoas de ascendência asiática parecem ter mais risco, observou ela.

Leia Também  A obesidade é o maior fator de risco para diabetes tipo 2

Outra preocupação foi que a mulher não relatou os sintomas imediatamente, disse Goyal, ressaltando novamente que, se você começar a tomar um novo medicamento e apresentar novos sintomas, avise seu médico.

Finalmente, Goyal disse que qualquer pessoa que esteja iniciando um SGLT2 deve se certificar de beber bastante água, pois esses medicamentos podem aumentar o risco de desidratação.

O relato do caso foi publicado online em 3 de agosto no Annals of Internal Medicine.

MedicalNews
Copyright © 2020 HealthDay. Todos os direitos reservados.

Diabetes, combinação de drogas de colesterol pode ser tóxica 4

QUESTÃO

O que é colesterol?
Ver resposta

Referências

FONTES: David Juurlink, MD, chefe da divisão de farmacologia clínica e toxicologia da Universidade de Toronto, Canadá; Akankasha Goyal, MD, endocrinologista, NYU Langone Health, New York City; Annals of Internal Medicine.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br